Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


O seu estado emocional pode afetar o coração

Postado em 31/03/2020




As emoções têm a capacidade de prejudicar e de curar não apenas psicologicamente, mas também fisicamente. A expressão da emoção positiva tem sido repetidamente associada à melhor saúde e sobrevivência.

Estudo apresentado na 40ª edição do Congresso da Sociedade de Cardiologia de São Paulo (Socesp) revelou que quem não guarda mágoas sofre menos de problemas no coração.

A observação foi feita a partir de dois grupos: o primeiro grupo constituído por pessoas que apresentavam infarto agudo do miocárdio (IAM) e o outro por indivíduos sem doença cardiovascular diagnosticada conhecida.

De acordo com a pesquisa, o grupo dos infartados foi o que mais apresentou dificuldade em se livrar de mágoas do passado. Enquanto que o grupo mais propenso a não nutrir esses pensamentos foi justamente o grupo 2, que não possuía nenhum problema cardíaco.

Por isso a associação entre mente sã e a saúde do coração. Dentre as situações estudadas, se destacam:

- Invasão de privacidade

- Não receber atenção do parceiro ou parceira

- Comentários negativos dentro da família, de um grupo de amigos etc.

As emoções negativas podem impedir a vivência de determinadas situações, paralisando o indivíduo, provocando uma fuga ou negação. É importante buscar o equilíbrio. O resultado do que fazemos deve ser a procura da alegria e da satisfação.

A pessoa que consegue gerenciar suas emoções possui mais recursos para enfrentar situações adversas. Não existem restrições acerca de quem pode ou não fazer terapia. Ela é indicada para todas as idades e não deve ser vista como uma prática utilizada apenas por quem apresenta distúrbios emocionais ou transtornos psiquiátricos. Converse com um médico especialista. 


O ASSIM SAÚDE se preocupa com a sua saúde emocional e seu bem-estar.